
A leitura do Ofício no dia de Santo Inácio de Antioquia me levou a pensar de maneira diferente na realidade da santidade em nossa vida. O desejo e a busca. Eis a questão!
A maioria de nós, entramos no seminário desejando ardentemente a santidade. Havia dentro de nós a busca, mesmo que não tivéssemos noção de muita coisa na nossa vida pessoal, na Igreja, no clero. A grande questão é que com o tempo, a busca foi caindo na tibieza, e pouco a pouco, até o desejo foi minguando. Alguns permanecem apenas com o desejo, mas já não buscam. Compreendi que no caminho de santidade, a nossa busca precisa ser maior que o desejo! Lembremos o que diz o salmo: "Mas se alegre e em Vós rejubile, todo ser que Vos busca, Senhor! (Sl 39, 17)". Uma ministra da nossa música católica também já cantou: "Deus sempre abençoa o esforço da busca".
Na vida do sacerdote, se faltar a santidade, falta-lhe tudo. Onde a santidade for em nós negligenciada, haverá espaço para a corrupção. Vencendo os desafios da cultura secular, somos chamados e desafiados a reservar o primado absoluto à vida espiritual. Atentos ao perigo do funcionalismo, "numa conexão íntima entre a centralidade da Eucaristia, a Caridade Pastoral e a unidade de vida do presbítero, o qual encontra Nela as indicações decisivas para o itinerário de santidade a que é especificamente chamado" (Diretório para vida e ministério dos presbíteros n. 48).
Sim irmãos, temos uma vocação específica à santidade! O povo que Deus nos confiou almeja a santidade de vida dos seus ministros. Eles (como todos os homens) possuem o direito de encontrarem (ao menos) uma busca constante e sincera de santidade nos sacerdotes. Creio que a intenção do Papa Bento ao proclamar o Ano Sacerdotal seria justamente este avivamento de santidade sacerdotal. Sim, a santidade é a única resposta credível para a sociedade hodierna.
Precisamos pedir este Espírito de Santidade sobre nós sacerdotes. Precisamos de vocacionados que entrem para o Seminário primeiramente para serem santos. Precisamos ajudar-nos fraternalmente nesta busca. Precisamos ser santos juntos. Oremos uns pelos outros, confessemos uns aos outros, atendamos uns aos outros, perdoemo-nos, amemo-nos, santifiquemo-nos. Se existe uma torcida no céu para que alguém seja santo, os sacerdotes serão sempre o alvo principal de Deus. Sejamos santos, por favor! Não deixe de buscar, porque está buscando a Sua Santidade em seus sacerdotes. Que Ele a encontre em nós!
Vosso irmão menor,
Pe. Dudu
Nenhum comentário:
Postar um comentário