Dom Claudio Hummes e o Ano Sacerdotal
Muito se tem falado sobre o Ano Sacerdotal. Quando começamos a entender um pouco mais a própria historia da Igreja, percebemos por detrás de toda grande obra divina existe um homem de Deus.
Creio que todos, sobretudo os sacerdotes, deveríamos ser gratos a Dom Claudio por este Ano Sacerdotal. Com toda certeza, mesmo que ninguém tenha afirmado isto explicitamente, creio firmemente que foi o nosso Cardeal Brasileiro o grande inspirador deste ano de graça.
Em Agosto do ano passado, Dom Claudio, franciscano menor e gaucho, nascido em 1934, celebrou 50 anos de sacerdócio. Alem de ter estudado no Brasil, o Cardeal Hummes também estudou na Suíça e em Roma
Teve a difícil tarefa, ainda em São Paulo, de suceder o também Cardeal franciscano Dom Arns. Em 2001 foi feito Cardeal por João Paulo II. Já em 2002 teve o grande privilégio de pregar os exercícios espirituais ao Papa e a Cúria Romana.
Em Outubro de 2006 foi chamado à Roma pelo Papa Bento XVI para assumir a Congregação para o Clero, tornando-se responsável pelos aproximadamente 400 mil sacerdotes espalhados pelo mundo inteiro.
No final do ano de 2007, surpreendeu a todos com uma bela iniciativa. Em nome do Papa, convocou os Bispos e fiéis para um grande movimento de Adoração Eucarística pela Santificação dos sacerdotes e maternidade espiritual. Infelizmente, no Brasil, esta proposta inspirada não obteve muita correspondência.
Em Roma continua a destacar-se. Já foi delegado pontifício representando o Papa por varias vezes. Fez algumas cartas e mensagens aos sacerdotes verdadeiramente profundas. Penso, por exemplo, na Carta aos sacerdotes por ocasião do dia 4 de Agosto de 2008, quando afirmava: “Quando os sacerdotes se movem, a Igreja se move”. Diante dos escândalos co clero americano, afirmou sempre a integridade da maioria dos presbíteros, chegando a afirmar que o numero dos sacerdotes infiéis não passava de 1%.
E como disse no inicio, deve ter sido ele, a propor ao Papa o Ano Sacerdotal. Graças também a ele, a Igreja do Brasil ganha novamente uma certa credibilidade em Roma. Dom Claudio è verdadeiramente um Cardeal amado e respeitado em Roma. Sua simplicidade e seu amor pelos sacerdotes è visível. Suas iniciativas continuam a criar supressas sempre agradáveis. Segundo alguns, teria pedido ao Papa que a formação sacerdotal fosse também tutelada pela Congregação do Clero ao invés daquela da Educação Católica.
Não importa se è papável ou não. Importante è que tem mostrado a santidade de um ministro de Deus. Uma figura da Igreja do Brasil que pode ser uma referencia para cada um de n’os presbíteros neste Ano Sacerdotal!
Pe. Dudu
Nenhum comentário:
Postar um comentário