Quem somos

Minha foto
Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Associação privada de fiéis. Nascemos no Cenáculo com a Igreja e para a Igreja, em Roma com a benção do Papa. Amamos a Igreja Católica Apostólica Romana, da qual recebemos o Batismo e buscamos fidelidade autêntica. Em nosso meio estão presentes todos os estados de vida. Nossa identidade é Eucarística e Pentecostal. Nossa Missão é oferecer a vida pelos ministros de Deus, e a santificação das famílias. A O serviço à Igreja, a Adoração e a comunhão Eucarística, a Maternidade Espiritual, e a oração dos pequeninos são os meios nos quais nos esforçamos por cumpri-las. Nosso ideal de vida é a Fraternidade Cristã através do Novo Pentecostes de Amor. Temos alguns amigos no céu que nos ajudam: São João Maria Vianney e a Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo dos Tempos modernos. Assumimos juntamente com a Igreja o movimento pela Santificação dos Sacerdotes e a Maternidade Espiritual. Temos grandes amigos Bispos no Brasil: Dom Alano Maria Pena, Dom Roberto Fracisco Ferrería Paz, Dom Alberto Taveira e Dom José Francisco, nosso atual Arcebispo. Nossa sede atual é na Arquidiocese de Niterói, em Rio Bonito.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Espírito Santo e o Tempo Pascal


O mistério de Pentecostes é o complemento da Páscoa da mesma maneira que a aliança celebrada pelo Senhor no monte Sinai coroa os milagres do Êxodo. A vinda do Divino Espírito sobre os apóstolos e Maria no Cenáculo, constitui o momento decisivo da formação da única Igreja de Cristo neste mundo, garantindo Sua presença –por meio do Seu Espírito- e nosso chamado a um novo nascimento espiritual.

Todo o Ano Litúrgico se concentra em torno do mistério da Páscoa, ancorando-nos ao único fato da história que se prolonga pelos séculos afora, sendo capaz de dar valor perpétuo a todas as coisas: A Ressurreição de Jesus Cristo.

Com a Solenidade de Pentecostes, atinge a liturgia, cada ano, o cume insuperável. Nossas festas cristãs se sucedem, portanto, seguindo uma linha precisa, orientada, tendo como ponto de partida o Natal, seu centro decisivo no mistério pascal e sua realização definitiva na Ascensão do Senhor e em Pentecostes. É o Espírito Santo que preserva o Cristianismo de ser apenas um fato puramente histórico. Graças a Ele, tudo o que Jesus disse e fez, permanece conosco de maneira permanente!

Existe uma profunda conexão entre a Páscoa e Pentecostes. Sem dúvida que a celebração do derramar do Espírito é um fato novo, original; mas é também a plenitude, a coroação e o aperfeiçoamento da Páscoa. Pentecostes eleva a nossa participação no mistério pascal no mais alto grau, associando-nos tão intimamente ao Filho em Seu Espírito que nos tornamos, por nossa vez, filhos adotivos, recebendo e sendo animados pelo mesmo Espírito de Jesus, e por conseqüência, termos livre acesso ao Pai. Esta é a mística de Pentecostes! Mística de união, de intimidade!

A Liturgia da Páscoa vai abrindo-nos pouco a pouco a acolhermos o Espírito do Ressuscitado como promessa para nossas próprias vidas. Como diz a Oração Eucarística IV, Jesus dará o Espírito Santo “como primeiro Dom aos vossos fiéis”. Eu consigo ver desde os primeiros domingos da Páscoa uma espécie de proto-pentecostes, como acontece, por exemplo, no texto de Jo 20, 22 (II Domingo neste Ano C), quando Jesus já comunica -mesmo a um grupo reduzido- o Espírito, ao dizer: “Recebei o Espírito Santo”.

A fisionomia da Igreja primitiva descrita pelo livro dos Atos dos Apóstolos (primeira leitura durante todo o tempo pascal) apresenta sempre uma Igreja repleta de cristãos cheios do Espírito. Será assim com Estevão, Felipe, Pedro, João, Paulo...
O convite de Jesus a Nicodemos (que aparece também como Evangelho no tempo pascal) é o grande projeto de vida para a Páscoa: Novo Nascimento no Espírito!
Levar uma vida nova (Cf. Rm 6,3), mortos para o pecado e vivos para Deus é uma graça concedida a homens e mulheres que tendo ressuscitados buscam apenas a vida no Espírito! Esta é a oração coleta do Domingo da Páscoa: “Concedei que celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos para uma vida nova”. E como esquecer também a coleta do II Domingo? Eis aqui: “(...) Fazei que compreendamos melhor o Batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu vida nova e o Sangue que nos remiu”.

Uma outra oração confirma da ligação do Espírito Santo com o dom da vida nova nesta liturgia pascal. Trata-se da oração coleta de Sexta-feira da III Semana da Páscoa: “Ó Deus, todo Poderoso, concedei que, conhecendo a ressurreição do Senhor, e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor do vosso Espírito”.

Irmãos amados, o que Pentecostes quer selar é justamente isto: Vida nova para quem celebrou a Páscoa! Permita que Deus faça em tua vida algo novo lhe dando novamente, de maneira nova, uma nova porção do Espírito Dele que se tornará teu. Deixe o Espírito provocar em ti dores de parto para um novo nascimento! Não resista a graça de Pentecostes, se abra. Quem se abrir será uma criatura nova, pronto para esperar o Pentecostes sem ocaso que nos levará a eterna civilização do amor, a Páscoa definitiva, aos novos céus e a nova terra!

Louvor e Adoração a Cristo morto e ressuscitado, que também dará vida aos nossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que habita em nós! Amém!
Pe. Dudu

Nenhum comentário: