Quem somos

Minha foto
Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Somos uma Associação privada de fiéis. Nascemos no Cenáculo com a Igreja e para a Igreja, em Roma com a benção do Papa. Amamos a Igreja Católica Apostólica Romana, da qual recebemos o Batismo e buscamos fidelidade autêntica. Em nosso meio estão presentes todos os estados de vida. Nossa identidade é Eucarística e Pentecostal. Nossa Missão é oferecer a vida pelos ministros de Deus, e a santificação das famílias. A O serviço à Igreja, a Adoração e a comunhão Eucarística, a Maternidade Espiritual, e a oração dos pequeninos são os meios nos quais nos esforçamos por cumpri-las. Nosso ideal de vida é a Fraternidade Cristã através do Novo Pentecostes de Amor. Temos alguns amigos no céu que nos ajudam: São João Maria Vianney e a Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo dos Tempos modernos. Assumimos juntamente com a Igreja o movimento pela Santificação dos Sacerdotes e a Maternidade Espiritual. Temos grandes amigos Bispos no Brasil: Dom Alano Maria Pena, Dom Roberto Fracisco Ferrería Paz, Dom Alberto Taveira e Dom José Francisco, nosso atual Arcebispo. Nossa sede atual é na Arquidiocese de Niterói, em Rio Bonito.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Espírito Santo e a Quaresma

Por Padre Eduardo Braga

A Liturgia não é uma repetição de gestos mecânicos. Vai também além de uma simples recordação dos atos que nos salvaram. Embora que em toda ação da Igreja esteja presente o Espírito Santo, é na Liturgia que Ele se faz presente de maneira mais clara e eficaz. Não repetimos celebrações! Em cada uma delas recebemos uma nova efusão do Espírito que atualiza o único mistério de Cristo que participamos.

O Catecismo da Igreja afirma que na “Liturgia realiza-se a cooperação mais íntima entre o Espírito Santo e a Igreja” (CIC 1108).

E na Quaresma?

Vejamos a introdução das preces de Laudes (Liturgia das Horas) de Quarta-feira de Cinzas, no início da Quaresma:

“Supliquemos que durante estes dias de salvação, Deus purifique e confirme os nossos corações na caridade, pela vinda e ação do Espírito Santo”. A Resposta era: “Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo”.

Sim, irmãos, precisamos do Espírito Santo neste tempo santo da Quaresma!

Quem conduziu o povo de Deus no deserto durante os 40 anos? Quem levou Jesus ao deserto durante os 40 dias (Evangelho do I Domingo da Quaresma)?

Este tempo de retiro espiritual na Igreja se caracteriza pela conversão. Possui também a misericórdia como pano de fundo. E o tripé quaresmal (oração, jejum e esmola)? Como vivê-lo sem o Espírito?

Ele é o protagonista de toda sincera conversão, pois é o Espírito da Verdade. O Espírito também está ligado profundamente ao sacramento da reconciliação, no qual é invocado na fórmula de absolvição para o perdão dos pecados. Quem estimula a purificação do coração (tão necessária neste tempo) como Ele? Alguém ora sem a ação do Espírito? Alguém pode fazer um gesto de caridade verdadeira sem Ele? Poderíamos aguentar sacrifícios e mortificações sem a fortaleza que Dele provém? Que Espírito nos ajudaria na luta contra o espírito do mal? Quem nos conduzirá ao Cenáculo na Quinta-feira Santa? Que Espírito ressuscitará Jesus? Que Espírito será comunicado por Ele após sua Ressurreição? Esquecemos que o mistério pascal (razão de ser da Quaresma) termina justamente com o mistério de Pentecostes?

Que o Espírito de Jesus nos conduza neste itinerário quaresmal, nos faça progredir numa vida santa e crescer no conhecimento de Cristo morto e ressuscitado. A Ele Honra e Glória. Amém!

Nenhum comentário: