
Elena Guerra e Bento XVI
No último dia 2 de março, completaram-se 200 anos do nascimento de Vicenzo Gioacchino, o filho mais ilustre de uma pequenina cidade de cinco mil habitantes, localizada na Província de Roma, chamada Carpireto Romano.
Vicenzo Gioacchino era o nome civil daquele que o Espírito Santo escolheu no ano de 1878 para se tornar o Papa Leão XIII, o íntimo confidente de Elena Guerra. Ele foi o Papa que escreveu a primeira Encíclica sobre o Espírito Santo na história da Igreja. Corria o ano de 1897.
Neste Ano Leonino, a grande surpresa é que o Papa Bento XVI anunciou que visitará no início de setembro a cidade natal de seu venerável predecessor. Desta notícia eu tomei conhecimento por meio do site da Rádio Vaticana no dia 3 de março. Foi um presente de aniversário perfeito!
Até onde tenho conhecimento, o Papa Bento teve apenas um rápido “contato” com Elena Guerra por meio de Salvatore Martinez, o atual coordenador nacional da RCC italiana, que em uma audiência teria lhe falado alguns minutos sobre a Beata.
Eu tenho a impressão que o Papa precisa ler as cartas da Beata. Elas são atuais, servem para o que estamos vivendo hoje na Igreja e ainda deixaria o Papa a par da necessidade do conhecimento e do retorno dos fiéis e pastores ao Espírito Santo. Foi pensando assim que fiz esta proposta ao Abade Ugo, postulador da Causa de Canonização de Elena. Vendo neste Ano Leonino a ocasião propícia fizemos uma pequena ediçao das cartas da Beata ao Papa Leão XIII em italiano, e o Abade Ugo tentará entregar ao Papa nesta visita a Carpineto Romano.
Nesta intenção, peço a todos orações.
Em Cristo, Pe. Dudu